sexta-feira, 26 de março de 2010

Quanto mais claro o caminho, mais fácil é seguí-lo

Já que ontem eu falei de foco, hoje vou mostrar uma ferramenta que mostra como fazer isso na prática.

Quando você quiser mudar algo em sua vida, defina qual é o problema/dificuldade e onde você quer chegar diante disso (essa é a sua meta), e também pense no que você precisa fazer para atingir este objetivo.

Ajuda muito ser objetivo, concreto, ter uma delimitação no tempo (ou na quantidade) e colocar metas e estratégias que dependam de você (e não dos outros ou das circunstâncias).

Por exemplo, "ser feliz" não é uma meta de fácil realização porque é muito abstrata. O que é necessário fazer para ser feliz no seu caso? Se você responder "eu preciso resolver minhas dívidas", aí sim temos uma meta concreta, objetiva e que vai ajudar você a ser mais feliz. Abaixo, eu coloquei o formato da lista:

Problema: Ter muitas dívidas
Meta: não ter mais dívidas até agosto de 2010
Estratégias:
- colocar no papel todas as dívidas atuais
- conversar com meu gerente do banco sobre maneiras de negociar as dívidas
- verificar quanto eu posso dispor para pagar as dívidas mensalmente
- estabelecer um dia para fazer o pagamento e não atrasar
- ficar atento e aprender a não adquirir novas dívidas
- sair com dinheiro contado na carteira
- cancelar os cartões de crédito (ou diminuir a quantidade)
- só comprar o que for realmente necessário
Ter este raciocínio é uma questão de prática. Quanto mais você fizer, mais fácil fica, então, mãos à obra!

Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails